Quando o patrão contrata o empregado e oferece parte do pagamento do salário fora do holerite seu objetivo nada mais é do que reduzir gastos com verbas trabalhistas decorrentes do próprio contrato de trabalho.
Essa é uma prática muito comum entre as empresas, mas que prejudica muito o empregado que deixa de receber muitos direitos em virtude disto. Essa prática é conhecida como salário “por fora”.
Para o empregado, esse tipo de acordo é muito prejudicial, pois todos os valores não declarados na folha de pagamento não integram o cálculo de todas as verbas trabalhistas, e com isso quem perde é o trabalhador.
Mas o que o empregado pode fazer para sanar essa irregularidade? O trabalhador pode ingressar com uma reclamação trabalhista tendo como objetivo o recebimento das verbas que não foram pagas acrescidas de juros e correção monetária.
E quais são as verbas trabalhistas que são afetadas por essa prática?
Outro prejuízo grande para o empregado está no valor da aposentadoria que será menor em virtude do tempo que o trabalhador ficou recebendo parte do seu salário “por fora” de forma ilegal.
Como o desemprego ainda é muito grande no país, os trabalhadores aceitam esse tipo de proposta do empregador para não perder a possibilidade de ter um emprego, mas essa prática ilegal é muito prejudicial ao empregado.
Caso você esteja passando por uma situação que recebe parte do seu salário “por fora” entre em contato que poderemos tirar suas dúvidas.